A Schumann é uma empresa de números robustos. Há mais de 20 anos, atua como uma das principais redes varejistas do Sul do país, presente em 70 cidades da região e atendendo mais de 1 milhão de clientes tanto pela internet quanto em suas 80 lojas físicas distribuídas por Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Isso não significa que os números sejam o foco da empresa, já que a Schumann se orgulha de valorizar a experiência e a satisfação dos seus consumidores para construir uma relação de longo prazo com eles. Esse é um diferencial especialmente poderoso para quem lida com um público que reside em municípios longe dos centros urbanos.
Em 2016, no entanto, havia alguns entraves para levar essa missão adiante, principalmente quando o assunto era oferecer serviços agregados a seus clientes. O motivo? Era difícil encontrar um parceiro ou fornecedor capaz de dispensar o mesmo nível de qualidade e atendimento oferecido nas grande capitais para locais mais remotos, algo que gerava frustração tanto para os consumidores quanto para o próprio time da Schumann.
“A verdade é que parecia não haver um serviço que atendesse à nossa expectativa de auxílio, conserto ou cobertura para a proteção do celular dos clientes da Schumann. Foram praticamente 9 meses de busca por um parceiro que conseguisse oferecer as coberturas desejadas e as proteções adequadas para o nosso consumidor”, relembra Liani dos Santos, Head of Client Services na Schumann.
Isto é, não havia espaço para um produto limitado ou que obrigasse o cliente a lidar com burocracia ou a ficar até 30 dias sem seu celular caso precisasse de ajuda ou atendimento – algo que gerava mais dores de cabeça do que rentabilidade para a operação. Esse não era o tipo de serviço que a rede gostaria de oferecer para um público exigente e que encontrava em seu smartphone uma ferramenta cada vez mais importante de acesso e empoderamento.